EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO PRÉ- ENEM COMUNITÁRIO “Tô NA UFAC 2017” – RIO BRANCO




EDITAL 02/2017









O Curso Pré-Enem Comunitário “Tô na UFAC” do Grupo de Pesquisa em Educação Geração XXI em Parceria com o DDE – Diretoria de Desenvolvimento Estudantil – PROAES da Universidade Federal do Acre abre inscrição para seleção pública de 80 (Oitenta) alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio ou concluíram até o ano de 2014 para o preenchimento das devidas vagas no cursinho, visando sua preparação para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:


O Curso Pré-Enem Comunitário faz parte das atividades do Programa de educação do grupo de estudos em educação geração XXI desde 2012. E organizado por alunos de graduação da Universidade Federal do Acre em parceria com diversos órgãos.

Este curso Pré-ENEM tem como finalidade dar condições de aprimorar os conhecimentos nas grandes áreas do conhecimento a estudantes oriundos de Escolas Públicas de cidades do estado do Acre. Busca-se, assim, contribuir para que estes alunos obtenham melhores resultados no ENEM, de modo a habilitá-los a participarem de Processos Seletivos para inserção na UFAC e/ou em outras IES públicas ou privadas.

2. CURSO PRÉ-ENEM: DURAÇÃO, VAGAS E LOCAL DE EXECUÇÃO:

O curso Pré-Enem Comunitário “Tô na UFAC” será realizado no período de 10/04/2017 até a realização do ENEM 2017 pelo INEP. Será formada uma turma com 80 (oitenta) vagas, sendo elas para estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Acre e para estudantes que já CONCLUÍRAM o ensino médio a partir 2014 na rede pública de ensino. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira (19h30min ás 21h30min) e aos sábados nos períodos matutino (das 09h às 11:30h) e/ou vespertino (das 14h às 17h), perfazendo uma carga horária total de 15h/Semana (quinze horas semanais), as quais incluem atividades extraclasses. As aulas serão realizadas nas dependências do Campus da Universidade Federal do Acre.

3. INSCRIÇÕES:

3.1 As inscrições serão realizadas de forma presencial no Campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre.

3.2 A inscrição implica o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$15,00 para os devidos custeios da prova de seleção e manutenção do cursinho.

4. DO PROCESSO SELETIVO:

4.1 O Processo Seletivo de que trata este Edital compreenderá em uma prova seletiva de 60 (sessenta) questões dividas nas quatro grandes áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

4.2 A prova terá um valor de 60 pontos ao todo, sendo o valor de um ponto por questão. Os 80 candidatos mais bem pontuados estarão aptos a ingressar na primeira chamada deste cursinho. Os critérios de desempate serão na seguinte sequência: Alunos do terceiro ano do ensino médio, pontuação em Linguagens, pontuação em Matemática, pontuação em Ciências Humanas e pontuação em Ciências da Natureza.

4.3 A prova será realizada no dia 01 de abril de 2017. Os candidatos devem chegar com antecedência no local de realização do processo seletivo, sendo de inteira responsabilidade do candidato eventual atraso ou falta. As salas fecham às 9h da manhã, sendo proibida a entrada de qualquer candidato após esse horário. As provas serão entregues às 9:15h da manhã. O tempo de duração da prova é de 3:30h (três horas e meia), ou seja, a prova ocorrerá das 9:15h até às 12:45h.

4.4 O candidato deve apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou outros). A falta de apresentação resultará no impedimento do candidato a realizar a prova.

4.5 Os locais de prova serão divulgado no site www.ufac.br e na página oficial do Pré-ENEM “Tô na UFAC” https://www.facebook.com/tonaufac após o período de inscrições.

5. RESULTADOS DA SELEÇÃO:

5.1 A divulgação dos candidatos aptos a ingressarem ao cursinho ocorrerá por meio dos devidos endereços eletrônicos. O resultado contará com a primeira chama com 80 (oitenta) selecionados, mais lista de espera para eventuais chamadas.

5.2. Os candidatos têm o prazo de uma semana contadas a partir da divulgação da chamada para a entrega dos documentos, sendo critério eliminatório.

6. DAS DISCIPLINAS:

Este curso contará com as quatro grandes áreas do conhecimento. Serão disponibilizadas as seguintes disciplinas: Matemática, Redação/Português, História, Geografia, Biologia, Química e Física. Todas as disciplinas serão totalmente focadas no Enem e nos conteúdos mais abordados pela banca nas últimas edições, tendo como objetivo uma melhor preparação à realização do exame.

7. DA DOCUMENTAÇÃO:
7.1. No dia da prova o candidato deverá portar documento oficial com foto, estando sujeito a não entrar na sala de prova sem a devida documentação.

7.2 Aos candidatos selecionados, serão necessários os seguintes documentos:

7.2.1 Declaração de matrícula, para os alunos do terceiro ano do ensino médio;

7.2.2 Certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar (carimbado pela Secretária de Educação), para os candidatos que já concluíram o ensino médio a partir de 2014.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o Processo Seletivo, contidas neste Edital, nos comunicados e em outros a serem publicados.


8.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações e comunicados referentes a este processo Seletivo no site da UFAC e na página oficial do Pré-Enem “Tô na Ufac”


8.3 O candidato selecionado poderá obter informações referentes a este Processo Seletivo junto à coordenação do Pré-Enem Comunitário “Tô na UFAC”, por meio do número (68) 99941-6600, das 14h às 17h.


8.4 Será obedecida de forma rigorosa a ordem de classificação para o preenchimento das vagas.

8.5 A comissão de seleção tem autonomia para realizar qualquer alteração neste Edital que julgue necessária, com o compromisso de torná-las públicas a todos os interessados.

8.7 É de total responsabilidade do candidato seguir as normas dispostas neste edital. Não haverá devolução da taxa de inscrição por quaisquer motivos.

9. CRONOGRAMA

Publicação do Edital 06/02/2017
Período de divulgação nas escolas 08/03 – 15/03/2017
Período de inscrições 16/03/2017 a 22/03/2017
Realização da prova escrita 01/04/2017

Resultado Parcial 05/04/2017
Recurso contra o resultado parcial 05/04/2017 – 06/04/2017
Resultado Final 07/04/2017
Início das atividades do Pré-ENEM 10/04/2017























Wesley Yuri de Castro Santos

Coordenador do Curso Pré-Enem Comunitário “tô na UFAC’’







wendersongrimes
wendersongrimes

Mais recentes
Anterior
Proxima »